Edifício Praça Pamplona - Rua Pamplona 145 Cj.807 São Paulo - SP
11 3213-8620 I 11 3213-8640 I 11 94523-3545
Atendimento de 2ª a 6ª das 8h às 20h
Consulta Particular (Reembolso)
CAPSULITE ADESIVA
(Ombro Congelado)
Ombro congelado, também chamado de capsulite adesiva, causa dor e rigidez no ombro. Com o tempo, o ombro se torna muito difícil de mover.
Após um período de agravamento dos sintomas, o ombro congelado tende a melhorar, embora a recuperação total possa levar alguns anos. Fisioterapia, com foco na flexibilidade do ombro, pode ser uma recomendação de tratamento para o ombro congelado.
Pessoas com diabetes, uso de determinadas medicações, após procedimentos cirúrgicos ou eventos traumáticos no braço estão em maior risco de desenvolver capsulite adesiva.
No ombro congelado, a cápsula do ombro (que mantém o líquido sinovial que lubrifica a articulação) se torna espessa e rígida. Bandas grossas de tecido - chamadas adesões - se desenvolvem.
Os sinais característicos desta condição são dor severa e incapacidade de mover o ombro - seja por conta própria ou com a ajuda de outra pessoa.
Causas
As causas do ombro congelado não são totalmente compreendidas, mas sabe-se que alguns fatores podem colocá-lo mais em risco de desenvolver o ombro congelado:
-
Diabetes. O ombro congelado ocorre com muito mais frequência em pessoas com diabetes. A razão para isso é desconhecida. Além disso, pacientes diabéticos com ombro congelado tendem a ter um grau maior de rigidez que continua por mais tempo antes do "descongelamento"
-
Outras doenças. Alguns problemas médicos adicionais associados ao ombro congelado incluem hipotireoidismo, hipertireoidismo, doença de Parkinson e doença cardíaca.
-
Imobilização. O ombro congelado pode se desenvolver após um ombro ter sido imobilizado por um período de tempo devido a uma cirurgia, uma fratura ou outra lesão. Fazer os pacientes moverem os ombros logo após a lesão ou a cirurgia é uma medida importante para prevenir o ombro congelado.
Tratamento
O foco do tratamento é controlar a dor e restaurar o movimento e a força através de bloqueios nervosos (injeções analgésicas em pontos específicos), medicamentos, injeções de esteroides e fisioterapia, com exercícios específicos de alongamento para o ombro para ajudar a restaurar o movimento.
A cirurgia para ombro congelado normalmente não é necessária, a não ser que a causa da doença tenha sido identificada e essa sim precise ser operada. O objetivo da cirurgia é liberar a cápsula articular endurecida. Os métodos mais comuns incluem manipulação sob anestesia e artroscopia do ombro.
Agende uma consulta com Dr. Caio Zamboni, ortopedista especialista em ombro e cotovelo.
Consulta Particular (Reembolso)
__
Prof. Dr. Caio Zamboni
Médico Ortopedista e Cirurgião
Especialista em Ombro e Cotovelo
CRM 105.452
Graduado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2001
Mestrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2014
Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Coordenador do Programa de Residencia Medica do Departamento de Ortopedia da Santa Casa de São Paulo
Faculty Nacional do Grupo AO Trauma Brasil desde 2015
Chefe de plantão e Assistente do Grupo de Cirurgia do Trauma Ortopédico da Santa Casa de SP desde 2009
Examinador da prova de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) desde 2010
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
Membro do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT (Osteoporose)